quarta-feira, 19 de maio de 2010

Wake-up Calls and Injustices

Hoje eu tive a oportunidade de ver um currículo de uma pessoa que atua na minha área, comércio exterior.

Era uma pessoa da mesma idade que eu, 27 anos, e eu me senti humilhado.

Essa pessoa, com 27 anos, fez o último ano de colegial na Austrália, trabalhou por dois anos nos Estados Unidos, e já foi pra China participar de uma convenção relacionada ao setor. Não reparei na parte acadêmica, porque fiquei meio chocado e não prestei atençáo, mas vi que a pessoa atua na área no setor de comércio exterior de uma das maiores empresas do ramo têxtil do Brasil.

E eu, que entrei na área de gaiato, com pouco mais de um ano de experiência, faculdade no início, e só um curso de importação de horas. A única vez que saí do país foi a turismo e quase não usei o meu inglês.

Sempre assumi pra mim que sempre vão existir pessoas melhores do que a gente em algum aspecto, e que do mesmo jeito, acabamos sendo melhores do que alguém. Mas foi assim que eu vi como o meu currículo tá fraco pra minha área.

Na verdade eu me orgulho bastante da minha trajetória profissional até aqui, porque eu apanhei bastante mas aprendi bastante, e finalmente cheguei a algum lugar. Mas quando li aquele currículo fiquei pensando, "como eu saberia, com 17 anos, que um dia eu iria querer atuar em Comércio Exterior?" Não tinha como. Até porque, como eu disse, eu descobri o ramo ano passado, sem querer, e resolvi investir.

Mas me senti um pouco injustiçado também, por ter que escolher uma carreira quando eu não tinha maturidade pra isso, nem conhecimento. Fiquei pensando que se eu soubesse, teria feito muitas coisas diferentes. Teria investido em cursos, intercâmbio, trabalhado fora... Oportunidades eu tive, e poderia ter criado muitas outras também. Foi do mesmo jeito que me senti quando comecei a ter aulas de marketing, um gosto de "se eu conhecesse isso antes..."

Mas tudo bem. Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos anos é tirar algum proveito até das piores situações. Isso me motivou a procurar formas de incrementar meu currículo. A começar pelo próprio, que já faz um tempo que me dá uma sensação de "textbook primeiro currículo" toda vez que eu o leio. Já decidi dar um overhaul nele e deixálo mais interessante. Outra coisa que eu já tinha decidido fazer assim que o orçamento permitir é investir em uma outra língua. Francês ou até mesmo chinês. Depois vou procurar cursos dentro da minha área pra especializar e expandir o que eu já venho aprendendo. E a minha pós, eu decido como e onde vou fazer quando chegar a hora. Mas vou fazer.

Aprendi que é bom trabalhar com objetivos. E parte dos meus objetivos profissionais agora é ter um currículo invejável.

Sempre penso que nunca é tarde demais, mas também sinto que eu já poderia ter feito tudo isso antes. Se ao menos eu soubesse...

Nenhum comentário: