quarta-feira, 8 de outubro de 2008

80 centavos...

...hoje cedo pego o jornal pra ler as notícias e vejo uma chamada sobre um homem que está preso a um mês por ter roubado 80 centavos. Fiquei indignado. Por terem prendido um homem por causa de um valor irrisório? Não, por causa da burrice e arcaísmo dos nossos magistrados.

O cara cometeu um crime, deve ser punido por isso. Mas precisa mesmo jogar o cara em uma cadeia? O governo vai gastar muito mais do que 80 centavos pra manter o cara lá dentro. Além do mais, superlotação das cadeias nunca foi um problema, né?

Já não é a primeira vez que os magistrados brasileiros dão sinais de mentes retrógradas e preguiça. Não é a primeira vez que lemos sobre esse tipo de coisa nos jornais. É muito mais fácil jogar o cara dentro da cadéia do que pensar em uma pena alternativa, não é? O cara roubou 80 centavos? Bota ele pra limpar rua, pintar muro, construção, qualquer coisa. Mas não gasta o dinheiro dos impostos pra manter na cadeia um cara assim. É burrice demais! Deixa a cadeia livre pra criminosos de verdade, garanto que estes não vão faltar.

Já não é de hoje que eu penso que o sistema penal brasileiro precisa de uma reforma. E urgente, diga-se de passagem. Tá faltando só quem é responsável por isso se dar conta.

Nenhum comentário: